segunda-feira, 29 de junho de 2009

Unidade 3

Tema:
Instrumento de aprendizagem: Vídeo do youtube - Por um mundo melhor




Letra da música

Um Mundo Melhor
Cristina Mel
Composição: Indisponível
Uma vez teve um incêndio na floresta
E os animais fugiam sem parar;
E o leão, na confusão, franziu a testa
Quando viu o beija-flor ficando lá,
Indo ao rio e pegando em seu biquinho
Um pouquinho dÂ’água pra jogar
No incêndio, bem maior que passarinho
E o leão se interessou em perguntar:
“Por que é que você tá fazendo isso,
Se esse fogo é muito grande pra você?”“
Faço isso por que essa é a minha parte,
Eu lamento que você não quer fazer”.
Esse exemplo de responsabilidade
Cada um de nós devia ter:
Bastam gotas de boa vontade
Pra que a gente possa então fazer...
Um mundo melhor
Pro futuro não ser mais apenas utopia
Pra esperança se realizar a cada dia
Pra que os nossos pais
Não tenham mais preocupações,
Pra todas as tribos, raças e nações
Mais pra maioria, menos para minoria,
A melhor maneira de fazer democracia.
Pra que todos possam ter a sua liberdade,
Liberdade mas sem irresponsabilidade.
Onde a gente não precise mais pedir ajuda;
Onde tudo pra melhor o tempo todo muda;
Pra gente só viver o amor e não fazer mais guerra;
Pro seres vivos, habitantes do planeta terra
Pra aqueles que trabalham para um novo mundo
Onde não exista medo nem por um segundo;
Há onde ninguém mata pra matar a fome
Pros homens de bem, e pro bem dos homens.
Pra consciência dos que tem tudo nesta vida,
Pra quem não tem nada, nem um prato de comida:

Um mundo melhor

Objetivos:

Conscientizar os alunos sobre a importância de respeitar o nosso próximo e a natureza;
Reconhecer qual é o nosso papel na humanidade e até onde vai nossa responsabilidade e compromisso com o nosso planeta;
Agregar toda comunidade escolar para que juntos possamos contribuir para a construção de um mundo mais próspero e socialmente mais justo;
Disponibilizar pesquisa na internet sobre cidadania, qualidade de vida, meia ambiente, ética e educação ambiental.
Aprender até onde vai o seus direito e os seus deveres perante a humanidade.

Desenvolvimento

Dividir a turma em duplas ou trios.
Exibir o vídeo do Youtube para os alunos e trabalhar a música com eles fazendo com que observem a letra da mesma.
Pesquisar na internet o que é cidadania, qualidade de vida, ética e educação ambiental.
Após realizadas as pesquisadas, montar um cartaz com os pós e os contras encontrados pelos grupos pedir que na hora da pesquisa escolham imagens que ilustre o que foi pesquisado.
Fazer se possível uma exposição na escola com o material encontrado, para conscientizar a comunidade escolar sobre o que devemos fazer para a construção de um mundo melhor.

Competências:

Reconhecer o papel das tecnologias, bem como a importância na vida dos seres humanos.·
Identificar os seres vivos e não vivos ao seu entorno·
Reconhecer e entender a relação da dependência (cadeia alimentar) entre os seres vivos.

Recursos utilizados:

Computador, internet, CD

Avaliação

O aluno será avaliado durante todo o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário